Formação aconteceu dos dias 17 a 19, no município de Sairé, no Agreste

Entre os dias 17 e 19 de junho, a Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE) realizou o seminário “Conexão EJA: fortalecendo a formação profissional a partir do olhar de quem faz”, no município de Sairé, no Agreste. O encontro reuniu mais de 150 educadores, incluindo gestores, professores, analistas e coordenadores, com foco na consolidação da educação profissional na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Dessa forma, as discussões buscaram alinhar as propostas pedagógicas e elaborar estratégias que potencializam o acesso, a permanência e a qualificação dos estudantes da rede estadual.

A programação abordou o perfil do estudante da modalidade, com a palestra “O Sujeito da EJA”, e detalhou os pilares que sustentam a educação profissional da EJA no estado: Ejatec, Proeja e TrilhaTec. 

De acordo com Jeane Lima, gerente de Políticas Educacionais de Jovens, Adultos e Idosos da SEE, a diretriz estadual para o fortalecimento da EJA é fundamentada na integração das ofertas. 

“As três ofertas não devem competir entre si por matrículas. Pelo contrário, elas foram desenhadas para se complementarem, cobrindo diferentes lacunas de tempo, território e interesse dos estudantes. Ao diversificarmos a rede e encararmos os desafios como metas de gestão, transformamos a EJA Profissional em uma política pública robusta, flexível e sintonizada com o futuro”, disse Jeane Lima. 

Representantes do  Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e do Cesar, instituições parceiras do Governo de Pernambuco na oferta de formação técnica para estudantes da EJA, também participaram do seminário.

“Participar do Conexão EJA foi uma oportunidade incrível de refletir sobre os principais desafios da modalidade e integrar os principais atores envolvidos. Estar aqui representando o Cesar e apresentando o Trilhatec/Florescendo Talentos foi uma honra. Mantemos nosso compromisso em transformar e impactar a vida dos nossos estudantes”, destacou Nicollas Freitas, representante do Cesar School. 

Reforçando a importância da colaboração entre as instituições de ensino, o representante do IFPE, Emílio Vieira, pontuou: “O evento constituiu uma oportunidade ímpar para a integração e o fortalecimento das parcerias institucionais. Que as sementes dos compromissos firmados aqui frutifiquem e contribuam para a construção de um Proeja cada vez mais acessível”.