Evento aconteceu durante três dias em Gravatá

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), por meio da Gerência de Educação do Campo, realizou, durante os dias 18, 19 e 20 deste mês, o terceiro Seminário de Cultura e Planejamento para a Educação dos Povos Ciganos. O evento reuniu educadores, estudantes, técnicos e lideranças ciganas no salão de eventos do hotel Casa Grande, em Gravatá, no Agreste do Estado.

A programação contou com palestras, mesas redondas, oficinas, debates e apresentações culturais. De acordo com a gerente de Educação de Educação do Campo, Waldênia Leão, o objetivo do encontro foi fortalecer ainda mais o atendimento escolar dos povos ciganos na Rede Pública Estadual.

“Para construir uma política de atendimento, realizamos este terceiro seminário com o objetivo de ouvir os próprios ciganos acerca de que escola eles desejam e como consolidamos um conhecimento científico-acadêmico-escolar que dialogue com a cultura dos povos ciganos”, disse a Waldênia.

Também estiveram presentes no Seminário representantes do Ministério da Saúde, Ministério Público Federal, Secretaria Estadual de Saúde e de universidades públicas e privadas.  

Para o representante do Instituto Ciganos do Brasil, Enildo Soares, da etnia Calon, o encontro teve grande importância. “Só tenho a agradecer. Passamos esses dias de muito aperfeiçoamento e discussão sobre a questão da educação do nosso povo roma. A educação é muito importante para jovens, adultos e para crianças. Que seja só um começo de uma grande vitória na parte educacional para o nosso povo”, relatou.