Evento aconteceu em Caruaru, no Agreste do Estado, e reuniu prefeitos, dirigentes municipais, secretários municipais de educação, autoridades locais e representantes de instituições do setor educacional

Prefeitos, dirigentes municipais, secretários municipais de educação, autoridades locais e representantes de instituições do setor educacional marcaram presença no segundo dia do Seminário Juntos pela Educação, realizado pela Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE), em parceria com a Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV-DGPE). O evento teve início nesta segunda-feira (10), com a entrega de ônibus a representantes de 184 municípios pela governadora Raquel Lyra. Nesta terça (11), foi a vez de serem apresentadas aos dirigentes e técnicos municipais, iniciativas colaborativas no âmbito do Programa Juntos pela Educação. O Seminário aconteceu no Centro de Convenções do Senac, em Caruaru, Agreste do estado.

O Seminário Colaboração em Foco: avançando Juntos pela Educação em Pernambuco marcou um importante alinhamento acerca do Programa Juntos pela Educação, inaugurado em junho de 2023 pela SEE. A ideia foi fomentar, por meio da colaboração entre Estado e municípios, a educação inclusiva, equânime e com justiça social, com o intuito de viabilizar o crescimento dos índices educacionais enquanto reflexo da qualificação da educação básica.

Durante o Seminário, os gestores puderam debater, através de oficinas, temas relevantes para o fortalecimento do Regime de Colaboração e da educação de Pernambuco como um todo. “Construindo Unidades Escolares”; “Financiamentos na Educação”; e “Colaborar para Educar” foram alguns temas debatidos no encontro.

O Regime de Colaboração, proposto pelo Juntos pela Educação, é um modelo inovador no país, que confere ainda mais protagonismo para os mecanismos colaborativos entre os entes federativos, assumindo que a cooperação entre Estado e municípios é essencial para o sucesso da política educacional e para a efetiva redução das desigualdades.

“Esse evento foi um divisor de águas no que diz respeito ao Regime de Colaboração. Foram dois dias de encontro, instruindo tecnicamente e dando as condições necessárias para que os municípios possam iniciar projetos que tenham êxito, seja do ponto de vista da aquisição de transporte escolar, de reforma de escola, de ampliação de espaço escolar ou de mobiliário”, destacou o secretário executivo de Articulação Municipal da Secretaria de Educação e Esportes, Natanael Silva.

A partir do Guia de Ações para os municípios, será apresentada uma série de iniciativas passíveis de serem realizadas em colaboração, orientando os municípios sobre quais são os pré-requisitos, os normativos, as contrapartidas e o passo-a-passo para aderir a cada uma delas.

“Mesmo antes deste evento, já vínhamos dialogando com o Governo do Estado e, com essa parceria, conseguimos melhorias para uma creche construída recentemente, como aparelhos de ar-condicionado para as escolas e notebooks para os professores. Esses equipamentos chegaram à unidade de ensino por meio do programa Juntos pela Educação. É bom contar com esse apoio e ver que o estado está aberto para que possamos dialogar e promover mudanças significativas na educação”, ressaltou Sayonara Cruz, secretária de educação do município de Lagoa do Carro.