Evento foi voltado para professores do atendimento educacional especializado (AEE) e educadores de apoio da Região Metropolitana do Recife 

Buscando fortalecer a inclusão escolar e superar o capacitismo, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) promoveu o seminário “Chega de rótulos! Os desafios em superar os estereótipos e o preconceito com a Síndrome de Down no ambiente escolar”. O evento, alusivo ao Dia Internacional da Síndrome de Down, foi realizado na última quinta-feira (21), no auditório da Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Sul, na Cidade Universitária. 

Participaram do encontro professores do atendimento educacional especializado (AEE) e educadores de apoio das escolas da Rede Estadual de Ensino localizadas nas GREs Recife Norte, Recife Sul, Metro Norte e Metro Sul. O evento foi organizado pela Gerência de Políticas de Educação Inclusiva (GEI), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento da Educação (SEDE). 

O objetivo do seminário foi discutir como desconstruir os estereótipos e os preconceitos culturalmente construídos sobre a Síndrome de Down. Com a proposta, buscou-se fortalecer a inclusão escolar de estudantes com a trissomia 21 e favorecer a aprendizagem e práticas pedagógicas inclusivas.

“Também articulamos ações nessa perspectiva com as demais regionais. Todas realizaram atividades envolvendo a comunidade escolar, através rodas de diálogos, filmes, palestras, entre outras”, explicou Sunnye Rose, gerente da GEI. Na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) João Rodrigues de Carvalho, em Escada, na Zona da Mata, o AEE preparou um momento de conscientização com os alunos. Já na GRE Sertão de São Francisco, também houve formações para professores do AEE.