Encontro aconteceu na sede da SEE

A Superintendência de Alimentação Escolar (Supae) apresentou o Programa de Alimentação Escolar de Pernambuco aos membros do Conselho de Alimentação Escolar do Estado (CAE-PE) durante uma capacitação idealizada pela própria Supae. A reunião aconteceu na tarde desta quinta-feira (08), na sala do CAE-PE, localizada na própria Secretaria de Educação e Esportes (SEE), no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife. 

Na ocasião, foram apresentadas as ações desenvolvidas e os projetos especiais que garantem uma alimentação saudável, variada e de acordo com a cultura alimentar de cada localidade, além do quadro técnico da Supae, as atribuições do setor e os contratos hoje vigentes. 

“Queremos que o CAE tenha o conhecimento de como é todo o funcionamento da merenda escolar. Trouxemos também muitas informações sobre como realizamos o controle e o monitoramento dos contratos. São informações necessárias para que eles tenham elementos suficientes para fazer os relatórios anuais ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação)“, disse a superintendente de Alimentação Escolar, Paula Darling.

O presidente do CAE-PE, José da Cruz, falou que esse foi um momento importante para estreitar as relações do órgão e a SEE. “É muito importante essa integração porque a Supae é responsável pela merenda e nós do CAE somos o órgão fiscalizador. Nessa capacitação a gente entende melhor como funciona o processo de aquisição de merenda, licitações, cardápio. Então é muito importante essa parceria”, colocou.

O CAE-PE foi instituído em 2000 e tem como objetivo acompanhar a qualidade e a aplicação dos recursos destinados à alimentação nas escolas, além de assegurar que as merendas atendam às necessidades nutricionais dos alunos. O órgão é formado por 28 membros da sociedade civil, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação (Sintepe), associações de indígenas e quilombolas, movimentos estudantis e da própria SEE.