Vídeos dos jovens músicos têm circulado fortemente nas redes sociais

Um trio de músicos pé de serra formado por alunos de escolas públicas da Rede Estadual tem feito sucesso no Sertão de Pernambuco. A banda “Forró dos Primos”, composta pelo sanfoneiro e cantor Daniel Callou, 16 anos; Enzo Marins, 17 (zabumba), e José Gabriel (triângulo), 16, foi criada em fevereiro deste ano e tem vários vídeos viralizando nas redes sociais.

Daniel foi o precursor da fama do grupo. Estudante do 2º ano da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Aura Sampaio, localizada na cidade de Salgueiro, e sanfoneiro desde os 9 anos, foi ele quem contribuiu para o aprimoramento musical dos outros componentes. Ele conta que a repercussão dos vídeos começou quando levou a sanfona para a escola na época em que estava ocorrendo a onda de ameaças de ataques.

“A gente teve a ideia de levar a sanfona e os instrumentos para a escola com o intuito de fazer o povo esquecer os acontecimentos. Começamos a tocar na sala e o pessoal começou a gravar. Eu, particularmente, não esperava essa repercussão. Está sendo muito gratificante e, se Deus quiser, vai vir mais e mais”, relata Daniel Callou.

José Gabriel também é do 2º ano da EREM Aura Sampaio Parente Muniz. Dono do bordão “chama, meu primo”, ele também é conhecido como “o menino do triângulo”. O adolescente iniciou os estudos do instrumento por meio de vídeos no YouTube. “A repercussão tem sido boa, muitos comentários positivos. Isso é gratificante. Lidar com a fama está sendo algo muito novo porque nunca passou pela minha cabeça seguir carreira musical”, conta.

Já Enzo é estudante do 3º ano da EREM Salgueiro. Conhecido como “o menino do zabumba”, ele também tem curtido a fama. “Eu me sinto muito grato. É notável a diferença depois dos vídeos; saímos de ‘alunos normais’ para o ‘trio forró dos primos’, sendo conhecido nas redes sociais e nas ruas. Isso é só o começo. Estamos muito felizes”, diz.

Incentivo

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), por meio das Gerências Regionais, promove práticas e vivências de protagonismo juvenil para desenvolver e fortalecer a autonomia do estudante através do programa Semear. Em um desses encontros, que reuniu alunos das escolas da região na EREM Aura Sampaio Parente Muniz, o “Forró dos Primos” realizou uma apresentação. Neste dia,  foi gravado o vídeo mais compartilhado nas redes sociais.

“O projeto Semear é um evento muito importante no calendário escolar, voltado para o protagonismo juvenil, com oficinas temáticas sobre valores, identidade e desenvolvimento de talentos. Foi na vivência do Semear que o trio pé de serra revelou seu talento na música, conquistando todos”, relata a gestora da Gerência Regional de Educação (GRE) do Sertão Médio, Maria de Fátima Moura.

Agenda cheia

O período junino se aproxima e o trio pé de serra dos jovens estudantes salgueirenses já está com a agenda lotada para realizar apresentações pelo Sertão, incluindo um dos pólos da cidade de Salgueiro. “Estamos tentando entrar no mundo da música”, conta Daniel Callou, sobre a profissionalização do grupo. Embora já tenha talento para alcançar esse sonho, o jovem músico prefere, por enquanto, se dedicar à escola. “Eu prefiro primeiro terminar meus estudos”, pontua.

Quem quiser contratar o trio “Forró dos Primos” de Salgueiro o telefone de contato é o (87) 98805.3787.

Perfis no Instagram:

@calloudaniel