O equipamento promoveu uma semana repleta de atividades 

O Conservatório Pernambucano de Música (CPM) realizou, entre os dias 15 a 19 de abril, a primeira edição do evento Semana da Voz. A celebração em alusão ao Dia Mundial da Voz, 16 de abril, contou com uma abordagem interdisciplinar de profissionais especializados na área de canto que orientaram alunos do CPM e inscritos através das oficinas, palestras e demonstração de exames as técnicas para a voz cantada, garantindo acesso às bases fundamentais acerca do uso e cuidados com esse instrumento. 

Os especialistas ofereceram insights, com exposições sobre as últimas tendências e tecnologias na área da voz, desde bibliografias, aplicativos de treinamento vocal, acessórios de sonorização para a voz, até  equipamentos de análise e tratamento, conectando os estudantes com profissionais da área, e proporcionando a descoberta de novas ferramentas e técnicas. 

“A ideia desse evento veio dos professores de canto que sentiram a necessidade de difundir e aprofundar os conhecimentos em torno das técnicas e cuidados com a voz, então surgiu a ideia em comemorar o Dia Mundial da Voz com uma semana totalmente dedicada a esse instrumento e suas várias dimensões nas áreas erudita, popular, da saúde e microfonação”, ressaltou a gerente geral do CPM, Janete Florêncio. 

Entre as atividades oferecidas, também estavam as oficinas de microfonação para voz; fundamentos da fisiologia da voz cantada e voz infantil; além de uma roda de conversa sobre sobre empreender e alavancar a carreira. As apresentações artísticas ficaram por conta dos shows da cantora Laís Senna; do grupo Clave de Fá; e do cantor Ciel. 

Segundo Hadassa Rossiter, supervisora da área de canto do CPM, o evento foi um marco na ressignificação dos propósitos da área de canto. “Ao concentrar esforços na valorização da voz em suas múltiplas dimensões e na abordagem de temas atuais e relevantes como saúde vocal, novas tecnologias e métodos pedagógicos inovadores, estamos não apenas atualizando nosso currículo, mas também fortalecendo nossa posição como referência no ensino do canto. Este evento simboliza nosso esforço contínuo para acompanhar as tendências educacionais e artísticas na música vocal”, reforçou.