Iniciativa celebra os 50 anos de diplomacia entre o Brasil e a China
Celebrando os 50 anos de diplomacia entre o Brasil e a China, o Conservatório Pernambucano de Música (CPM), junto com as secretarias de Cultura e de Assessoria Especial à Governadora, além do Instituto Confúcio, da UPE, realizaram uma tarde de intercâmbio cultural. O evento aconteceu no último sábado (27), na própria sede do Conservatório, no bairro da Boa Vista, área central do Recife.
Na ocasião, os participantes puderam conhecer a cultura chinesa através de várias atividades culturais que foram promovidas, como Tai Chi Chuan, Kung-fu, danças chinesas, músicas do país asiático tocadas com instrumentos originários da região, oficina de caligrafia chinesa, entre outras manifestações artísticas.
Além disso, professores do CPM também se apresentaram no dia, abrindo o evento. Durante o dia, o Instituto Confúcio também mostrou apresentações culturais no local. Uma feirinha com produtos da cultura chinesa também ficou disponível para as pessoas que estavam no local. Posteriormente, o grupo Confluir, do próprio Conservatório, se apresento, encerrando o dia.
“Foi uma ação em conjunto. O CPM nunca tinha feito uma vivência cultural com a China e precisamos cada vez mais estreitar os laços de amizade entre os dois países. Que possamos avançar ainda mais em ações culturais como a que vivemos no último sábado. Esperamos, em breve, trazer outros eventos com outros países”, avaliou Janete Florêncio, gerente geral do CPM.