Encontro serve de espaço de debate e construção de ideias que visam a melhoria da educação de jovens e adultos

A cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, foi palco da terceira edição do Seminário Regional de Educação do Campo, promovido pelo Comitê Pernambucano de Educação do Campo em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE). O encontro aconteceu nesta quarta-feira (22), no auditório da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafica).

O seminário serviu como espaço para debate e construção de ideias que visam a melhoria da educação de jovens e adultos do campo com base na formação de professores, currículo, infraestrutura e financiamento. Participaram do evento representantes das Gerências Regionais de Educação (GRE) Agreste Centro Norte (Caruaru), Agreste Meridional (Garanhuns), Mata Centro (Vitoria de Santo Antão) e Vale do Capibaribe (Limoeiro), além de educadores, representantes de secretarias municipais de educação e movimentos sociais.

“Queremos sempre construir soluções e melhorias de forma coletiva. As políticas públicas só avançam com a análise, a discussão e a avaliação realizadas pelos seus membros”, destacou a gerente de Políticas Educacionais do Campo da SEE, Waldênia Leão. O próximo Seminário Regional de Educação do Campo será dia 06 de dezembro em Cabrobó, no Sertão de Pernambuco, contemplando as GREs do Sertão do Médio São Francisco (Petrolina), Sertão Central (Salgueiro) e Sertão do Araripe (Araripina).

O primeiro Seminário Regional de Educação do Campo aconteceu no dia 5 de outubro na cidade de Arcoverde, no Sertão do Estado, com as GREs do Sertão do Submédio São Francisco (Floresta) e Sertão do Alto Pajeú (Afogados da Ingazeira). No dia 17 do mesmo mês, o evento aconteceu em Palmares, na Mata Sul, com as GREs Metropolitana Sul e Mata Sul. No dia 27 foi a vez de Nazaré da Mata, para a GRE Metropolitana Norte e Mata Norte.

Seminário Estadual será retomado em dezembro após quatro anos

Os seminários regionais de Educação do Campo servem como preparação para o grande Seminário Estadual que será realizado entre os dias 13 e 15 de dezembro de 2023. Essa será a 3ª edição do evento, que também serve como espaço de diálogo para o fortalecimento do ensino dos jovens e adultos do campo.

A primeira edição do Seminário Estadual de Educação do Campo aconteceu em 2018, na sede da SEE, no Recife. A segunda, em 2019, em Caruaru. “É um compromisso nosso retomar esse evento ainda este ano que é tão importante para o fortalecimento e ampliação de ações educacionais dos nossos alunos do campo”, destaca Waldênia Leão.

De acordo com a Gerência Políticas Educacionais do Campo, existem, atualmente, 9.559 estudantes regularmente matriculados na modalidade Educação de Jovens e Adultos do Campo em Pernambuco.