Realizado na última sexta (26), participaram alunos dos 1º e 2º anos do Ensino Médio na disciplina de Protagonismo Estudantil

A Escola de Referência do Ensino Médio (EREM) Ana Faustina, em Surubim, no Agreste pernambucano, realizou na última sexta-feira (26) um projeto de educação antirracista intitulado “Desconstruindo o Preconceito Racial nas Artes, Religiosidade e Literatura”. Na ocasião, participaram alunos dos 1º e 2º anos do Ensino Médio na disciplina de Protagonismo Estudantil.

Os estudantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o tema durante os meses de fevereiro e março através de atividades como formação sobre educação antirracista, oficina de capoeira, palestra sobre religiosidades, aula de campo para apreciar uma exposição artística sobre personalidades negras, entre outras. O produto final foi um sarau artístico pautado nas artes e literaturas de origem afro-brasileira, onde foram abordados aspectos relacionados às vestimentas, religiosidade, costumes, culinária, artes, poesias, músicas, literatura, etc.

A estudante Melissa Gabrielly, que atuou como apresentadora do projeto, comentou sobre os dados apresentados pelo IBGE em 2022, que mostra que 75% da população que vive em situação de pobreza é composta por negros ou pardos. Além de todos esses dados do IBGE, pesquisa recente do Ipec, realizada em 2023, mostra que 51% dos entrevistados já presenciaram alguma situação de racismo e que 81% dos que responderam disseram que veem o Brasil como um país racista. 

 “É muito triste presenciarmos um mercado de trabalho que na maioria das vezes nos exclui. Sem falar na intolerância religiosa, abuso de poder e violação de direitos que somos expostos diariamente diante de uma sociedade excludente”, afirmou Melissa.

Mediadora do projeto, a professora Janailza Lima também enfatizou a importância de se trabalhar a temática antirracista nas escolas. “Educadores antirracistas são aqueles que estão sempre atentos para que o racismo, práticas do discurso de ódio e estereótipos não sejam disseminados em seu meio”, comentou.