O intercâmbio irá ampliar os conhecimentos do aluno na língua e cultura alemã
Matheus de Almeida Cruz, estudante do 2° ano do ensino médio da Escola de Referencia em Ensino Médio (EREM) Ginásio Pernambucano, no Recife, foi selecionado para participar do curso de férias JUKU, que acontecerá durante o mês de julho. Representando o Estado, Matheus viajará para São Paulo, onde encontrará com outros 24 estudantes brasileiros que também foram selecionados para a bolsa, juntamente com alguns professores do projeto, rumo à cidade de Göslar, na Alemanha.
Desenvolvido pelo Instituto Goethe em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), Itamaraty e outras instituições, a EREM Ginásio Pernambucano é a única escola pernambucana participante do Projeto Escolas: Parcerias Para o Futuro (PASCH). Os estudantes do ensino médio têm contato com a língua alemã desde o 1° ano com uma aula semanal, assim como na disciplina eletiva, onde eles têm a oportunidade de aprofundamento da cultura alemã e do idioma.
Para o professor Hugo Henrique, responsável pela eletiva, o momento do intercâmbio é a oportunidade de vivenciar o idioma e sua cultura no país destino. “O estudante que é protagonista neste processo, percebe que seus esforços transformam a sua vida e projeta a sua história. Ter a oportunidade de estudar alemão na rede pública de ensino é um ganho inestimável para os estudantes e também para Pernambuco”, conta o professor.
A seleção do aluno aconteceu após a Prova de Proficiência em Língua Alemã – Fit in Deutsch, que acontece no final de cada ano, onde são realizados testes de conversação, escrita, leitura e audição no idioma estudado. Após a certificação, é possível participar do processo seletivo para uma bolsa de estudo no curso de férias que é ofertado pelo Projeto PASCH na Alemanha.
Para o jovem, esse curso é uma oportunidade única de estudar o idioma na prática, que irá contribuir para o seu crescimento pessoal e cultural, projetando as possibilidades que ele tanto almeja para o seu futuro: ser um astrofísico. “Tenho planos de estudar astrofísica, e a Alemanha é um país onde existem instituições de estudo especializadas em física, que eu quero muito conhecer e frequentar um dia”, revela o estudante.