Vencedores serão anunciados através de uma transmissão ao vivo no YouTube do “Desafio Videos for Change Brasil” no dia 29 de maio, às 14h

Três Escolas Técnicas Estaduais (ETE) estão na reta final da segunda edição do Videos for Change, um projeto que busca incentivar estudantes dos anos finais dos ensinos Fundamental e Médio de todo o Brasil para que façam vídeos de até um minuto sobre causas sociais inspiradoras. A iniciativa foi criada pela ONG Viven — Cidadãos para um Amanhã Melhor e oferece ainda um suporte em todas as fases de produção. Os vencedores serão anunciados em uma transmissão ao vivo no YouTube do “Desafio Videos for Change Brasil” no dia 29 de maio, às 14h.

Na categoria “Chamada para Ação”, são duas ETEs que estão concorrendo: a Professor Lucilo Ávila Pessoa, que fica na capital pernambucana; e a Nelson Barbalho, em Caruaru, no Agreste do Estado. Já na categoria “Recursos Técnicos”, a ETE Maria Emília Cantarelli, em Belém do São Francisco, no Sertão do Pajeú, concorre com outros dois trabalhos. Cada categoria contém três finalistas.

No ano passado, aconteceram dez festivais regionais do Videos for Change em 39 cidades espalhadas por todo o País. Além de Pernambuco, os estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe também receberam esta iniciativa. Mais de 3.800 alunos de 87 escolas estiveram diretamente envolvidos. Os temas mais frequentes dos vídeos feitos pelos alunos foram Meio Ambiente e Sustentabilidade, Discriminação, Preconceito ou Racismo e Violência Doméstica.

Este ano, os vídeos que foram selecionados nas etapas regionais serão submetidos novamente à avaliação dos jurados técnicos e à votação popular. Interessados em votar devem acessar o site https://videosforchange.org.br/festival/videos-for-change-nacional para escolher.

Confira as categorias que as ETEs pernambucanas estão concorrendo no Videos for Change, além dos títulos dos trabalhos que estão na final:

• Chamada para Ação

ETE Professor Lucilo Ávila Pessoa – “Trabalho na Infância”

ETE de Caruaru Nelson Barbalho – “Ações para a sustentabilidade em um minuto”

• Recursos Técnicos

ETE Maria Emilia Cantarelli – “Bastidores Familiares”