A votação acontecerá de 6 a 17 de maio, livre para todo o público

Cinco Escolas Técnicas Estaduais participam da segunda edição do Videos for Change, um projeto que busca incentivar estudantes dos anos finais dos ensinos Fundamental e Médio de todo o Brasil a produzirem vídeos de até um minuto sobre causas sociais que os inspiram. A iniciativa, criada pela ONG Viven — Cidadãos para um Amanhã Melhor, fornece suporte em todas as fases de produção do vídeo (desde a escolha do tema até a gravação e edição do material). A votação acontecerá de 6 a 17 de maio, livre para todo o público.

No ano passado, aconteceram 10 festivais regionais do Videos for Change em 39 cidades espalhadas por todo o País. Além de Pernambuco, os estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe também receberam esta iniciativa. Ao todo, mais de 3800 alunos, em 87 escolas, estavam diretamente envolvidos. Os temas mais frequentes dos vídeos feitos pelos alunos foram Meio Ambiente e Sustentabilidade, Discriminação, Preconceito ou Racismo e Violência Doméstica.

Este ano, os vídeos que foram selecionados nas etapas regionais serão submetidos novamente à avaliação dos jurados técnicos e à votação popular. Interessados em votar devem acessar o site https://videosforchange.org.br/festival/videos-for-change-nacional para escolher. Os vencedores serão anunciados em uma transmissão ao vivo no YouTube do “Desafio Videos for Change Brasil” no dia 29 de maio, às 14h.

Confira as categorias que os estudantes pernambucanos estão concorrendo no Videos for Change, além das ETEs participantes:

Categoria “Criatividade e Originalidade”: TDAH – Equipe Os Incompreendidos – ETE Professor Lucilo Ávila Pessoa (Recife)

Categoria “Narrativa Coerente”: Bastidores Familiares – Equipe Defensores da Paz (DP) – ETE Maria Emilia Cantarelli (Belém do São Francisco)

Categoria “Chamada para ação”: Ações para a sustentabilidade em um minuto – ETE DE CARUARU NELSON BARBALHO (Caruaru)

Categoria “Recursos técnicos”: Pedofilia é crime – Equipe Itaenguinha – ETE Maria Eduarda Ramos De Barros (Carpina)

Categoria “Melhor Vídeo”: Trabalho na infância – Equipe Crianças Livres – ETE Professor Lucilo Ávila Pessoa (Recife)Categoria “Voto Popular”: Preconceito Social – Equipe Agro A – ETE Professora Maria Amélia De Freitas Araújo (Igarassu)