A mostra ficará em cartaz até o dia 30 de novembro 

Está em cartaz, até o dia 30 de novembro, na Sede da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), localizada no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife, a Exposição Olhares Negros: Beleza em Foco. A mostra, aberta ao público, foi idealizada pela Biblioteca do Professor, em colaboração com a Unidade de Ensino, Bibliotecas, Leituras e Linguagens (UEBLL) e a Gerência de Ações Culturais. 

A iniciativa tem como objetivo valorizar e enaltecer a cultura afro-brasileira por meio da beleza e da expressão autêntica dos servidores da SEE, que são os protagonistas da homenagem cultural. Por meio de retratos que capturam a força, a beleza e a singularidade de cada servidor fotografado, a exposição busca promover uma nova perspectiva sobre a contribuição afro-brasileira para a educação e a cultura do nosso país. 

Segundo Socorro Conrado, idealizadora da exposição e servidora da Biblioteca do Professor, a mostra usou como referência o movimento “Black is Beautiful” e levou dois meses para ficar pronta. A produção contou com a mobilização de outros servidores para que tudo ficasse pronto em novembro, mês da Consciência Negra. 

“Além das fotos, tem outros materiais sendo expostos aqui. Colocamos alguns livros, uma pequena amostra do acervo da biblioteca que trata da negritude, da história da África, de Zumbi dos Palmares entre outros”, conta Socorro.

Transformando rostos já conhecidos da comunidade educativa em ícones da resistência e beleza cultural, a exposição revela também as histórias de orgulho de cada servidor, refletindo  a diversidade e a riqueza das vivências afro-brasileiras, oferecendo uma visão profunda e respeitosa sobre a nossa herança cultural.

“Essa exposição vem como um recurso pedagógico dentro do nosso espaço educacional para fazer com que a gente trabalhe através da imagem e da concepção dessa obra uma educação antirracista para nós, dentro aqui da Secretaria de Educação, que contribuímos com o pensamento e com a educação para fora da Secretaria e que chega para a sociedade através dos nossos espaços institucionais como a escola”, reforça Renan Peixe, fotógrafo e técnico pedagógico de audiovisual e educação na Gerência de Ações Culturais da SEE.

Foto: Filipe Jordão/SEE