O evento foi realizado na Gerência Regional de Ensino (GRE) Recife Sul
A Secretaria de Educação e Esportes (SEE), por meio da sua Ouvidoria, reuniu servidores e gestores na manhã da última terça-feira (7) para a palestra “Assédio moral, precisamos falar sobre isso!”, que abordou a tématica em torno da prevenção e combate ao assédio moral, sexual ou discriminação no ambiente de trabalho. O evento aconteceu no auditório da Gerência Regional de Ensino (GRE) Recife Sul, localizada no bairro da Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife.
Sentindo a necessidade de obter maior adesão para disseminar a cultura da confiança, o evento também proporcionou uma transmissão ao vivo online via rede social (Instagram) para aqueles que não puderam comparecer presencialmente ao local. “A importância dessa reunião é a questão da prevenção. Não só tratar o pós, mas o pré; a gente tratar o ambiente de trabalho, as relações de trabalho, tratar o outro com dignidade. Quando conhecemos sobre o que é o assédio, sobre o que não é, valorizamos mais o nosso ambiente de trabalho e os colaboradores que fazem parte dele”, disse Giovana Prazeres, ouvidora da SEE.
Karla Júlia Marcelino, vice-presidente da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO Nacional), foi a responsável por implementar a Cartilha de Assédio Moral no estado de Pernambuco e ministrou toda a palestra. Segundo Karla, Pernambuco já passou pela primeira etapa do termo de cooperação técnica, onde houve a capacitação de toda a rede de colaboradores do Estado, atingindo a meta de 130 profissionais capacitados. Agora, na segunda etapa, o objetivo é ministrar palestras em toda a máquina pública.
“A importância desse evento na Secretaria da Educação e Esportes é no sentido não apenas da sensibilização quanto ao tema, mas também para medidas eficazes no sentido de prevenção e combate a toda e qualquer forma de assédio, seja moral, sexual ou discriminação. Os órgãos precisam se aparelhar quanto aos procedimentos mapeados para a devida apuração. O ideal é que não haja assédio na organização e é com essa finalidade que nós estamos colaborando com o governo do estado de Pernambuco”, explicou Karla.