A ação em parceria com a SEE atendeu mais de dez municípios do Sertão pernambucano
A Secretária de Educação e Esportes (SEE) esteve presente, nesta sexta-feira (19), na cerimônia de culminância do Projeto Rondon – Operação Velho Chico, que aconteceu no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) em Petrolina, Sertão do Estado. O Projeto Rondon é uma ação do Governo Federal, que nesta edição de 2024 conta com a parceria do Governo de Pernambuco, municípios e Forças Armadas.
O Projeto Rondon é uma ação interministerial de cunho estratégico do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, destinada a contribuir com o desenvolvimento da cidadania nos estudantes universitários, empregando soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução de desigualdades regionais e visando ao fortalecimento da Soberania Nacional.
Fotos: Josimar Oliveira
Após duas semanas, 252 professores e estudantes universitários de diversos estados, equipes denominadas rondonistas, retornaram a Petrolina para receberem seus certificados. No evento, os rondonistas realizaram apresentações culturais e expuseram um pouco das ações realizadas nos municípios que atuaram com oficinas práticas, em diferentes áreas do conhecimento, como: Cultura, Direitos Humanos, Justiça, Educação, Saúde, Comunicação, Tecnologia, Produção, Meio Ambiente e Trabalho.
Na solenidade, representando a SEE, estava presente o secretário executivo de Articulação Municipal da SEE, Natanael Silva, além da gestora da Gerência Regional de Educação (GRE) Petrolina, Célia Regina. Já o general de Divisão William Georges Felippe Abrahão, diretor do Departamento de Projetos Sociais do Ministério, estava representando o Ministério da Defesa.
“Essa parceria com o governo de Pernambuco é muito importante para nós porque é uma relação muito impactante do trabalho realizado, da missão desses meninos aqui, junto às comunidades do Sertão. E com a Secretaria de Educação e Esportes, sabemos que a diferenciação do trabalho é muito grande”, afirmou o secretário executivo de Articulação Municipal, Natanael Silva.
Fotos: Josimar Oliveira
Intitulada “Velho Chico”, nesta edição foram atendidos os municípios de Afrânio, Araripina, Cabrobó, Cedro, Dormentes, Exu, Lagoa Grande, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Maria da Boa Vista, Terra Nova e Trindade. Cada município recebeu, por duas semanas, 2 IES (Instituto de Ensino Superior) com 10 integrantes cada, sendo 2 professores orientadores e 8 alunos por universidade.
“Hoje estamos encerrando mais um capítulo da história do Projeto Rondon nessa operação aqui em Pernambuco. O Projeto Rondon é um projeto que, pelos seus números, fala por si só. Mais de 1.100 oficinas, projetos elaborados por eles para serem levados para as comunidades a fim de proporcionar uma melhoria da condição de bem-estar social da população dessas comunidades no Sertão pernambucano. Permitimos que o estudante e o professor, em especial o estudante universitário, conheçam as realidades brasileiras e fortaleçam a sua consciência cidadã. Acho que todos esses resultados nós conseguimos atingir”, ressaltou Abrahão.