Inscrições vão até o dia 19 de abril; cada estudante selecionado receberá bolsa de R$ 200

A Secretaria de Educação e Esportes (SEE/PE), através da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação (Sede), abre inscrições para o processo de seleção do Programa Monitoria PE – Aprendizagem. Desta vez, as vagas são voltadas para escolas situadas em Espaços de Privação de Liberdade. A ação é voltada para estudantes que estejam no 3º Módulo (EJA Médio) ou com escolaridade de ensino superior em áreas da educação. O prazo de inscrição vai de 16 a 19 de abril.

O programa tem como principal mote o fortalecimento do engajamento entre os estudantes e das habilidades das disciplinas de matemática e língua portuguesa. Ao todo, em 2024, o projeto Monitoria PE terá 36.180 estudantes que serão contemplados com a monitoria.

“A ação de monitoria de língua portuguesa e matemática para as turmas de EJA das escolas situadas em Espaços de Privação de Liberdade é de grande importância para estimular o processo de  ensino-aprendizagem e reforçar os conteúdos trabalhados em sala de aula, auxiliando os estudantes que têm mais dificuldade dentro desses espaços. A ação promove ainda a autoestima dos monitores, uma vez que os coloca em posição de mediadores do processo de aprendizagem”, disse Juliana Lyra, professora técnica da Unidade de Educação em Prisões.

Ao todo, será uma vaga para cada componente curricular, de acordo com o módulo do estudante. Para participar, é preciso ter obtido média geral igual ou superior a sete na disciplina escolhida e ter disponibilidade de quatro horas semanais. Além disso, cada participante terá direito a uma bolsa mensal no valor de R$ 200 até a vigência da monitoria.

Cronograma

Inscrições: 16 a 19 de abril

Avaliação nas escolas: 22 de abril

Resultado: 26 de abril

Prazo final para a isenção do selecionados no projeto: 29 a 30 de abril

Início do Programa de Monitoria: 02 de maio