Representantes dos municípios e profissionais da Rede Estadual discutem diretrizes voltadas para os anos finais

A Secretaria de Educação do Estado (SEE) promove, de 19 a 21 de março, um encontro formativo de fortalecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo de Pernambuco do ensino fundamental anos finais. Participam da formação 534 profissionais da educação, dentre representantes dos municípios, técnicos da SEE, formadores e professores das 16 Gerências Regionais de Educação (GRE) do estado.  O evento acontece em Gravatá, no Agreste.

O objetivo do encontro é proporcionar uma imersão pedagógica focada na ampliação da efetivação da BNCC e do Currículo de Pernambuco, documentos normativos que trazem diretrizes essenciais para garantir um ensino de qualidade no estado. A formação busca atrelar a teoria presente nos documentos às práticas necessárias para promover uma aprendizagem eficaz e significativa. 

Além disso, o encontro formativo visa orientar a equipe técnica de formadores municipais e estaduais para que possam multiplicar as orientações junto aos docentes, aproximando os documentos à realidade de cada comunidade escolar. “Para que esse diálogo seja consolidado e traga resultados concretos na aprendizagem dos estudantes, se faz necessária a participação de todas as instâncias envolvidas no processo educacional de Pernambuco,. Por isso, a presença dos dirigentes de ensino dos municípios e dos técnicos formadores das GREs é essencial”, afirma Ana Lúcia Barbosa, secretária executiva de Desenvolvimento da Educação. 

A abertura do evento foi marcada pela apresentação cultural intitulada “Chamas da Terra: O Grito do Meio Ambiente”, realizada por  estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Confederação do Equador, de Paudalho, Zona da Mata Norte.

Foto: Josimar Oliveira

Entre os palestrantes estava Sônia Magali, geógrafa e técnica da SEE,  que participou da discussão e construção do currículo de Pernambuco. Segundo a geógrafa, o currículo é responsável por estruturar uma sociedade, auxiliando o professor no planejamento do seu dia a dia em sala de aula. 

“O encontro de hoje faz o resgate em trazer os técnicos dos municípios e os secretários municipais para perceberem a relevância desse processo de formação junto ao professor. Porque um currículo só é implantado e vivenciado, quando a gente conhece e colocamos em prática esse processo de formação. O professor olhando para o currículo, para o estudante, para o segmento da escola e a sociedade, pensando como irá planejar suas aulas”, explica Sônia. 

A programação do evento conta com mesas redondas, oficinas temáticas e palestras. Temas como educação integral, recomposição de aprendizagens e avaliação serão discutidos por representantes da SEE e do Ministério da Educação (MEC). 

Foto: Josimar Oliveira