Currículo de Pernambuco – Ensino Fundamental
Prezado/a professor/a,
Partindo inicialmente dos direcionamentos instituídos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Currículo de Pernambuco dos Anos Finais do Ensino Fundamental (CPE-AFEF) é produto de um amplo e profundo processo de interlocução e debates entre diversos atores que fazem a educação no Estado. O planejamento para a construção do CPE-AFEF congregou a Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE-PE), a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco (UNDIME-PE), o Conselho Estadual de Educação (CEEPE) e a União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME).
O CPE-AFEF foi elaborado pelos técnicos-formadores da então Gerência de Políticas Educacionais dos Anos Finais do Ensino Fundamental (GEPAF), atualmente Gerência Geral dos Anos Finais do Ensino Fundamental (GGAFEF), com contribuições dos formadores das 16 Gerências Regionais de Ensino (GREs), sugestões feitas pelas escolas da Rede Estadual, por formadores e professores das redes municipais, pelas escolas particulares e por instituições públicas e privadas de Ensino Superior de Pernambuco. Esse processo coletivo de construção, mobilizando os agentes citados, ocorreu em diversas etapas: discussões realizadas nas escolas, realização de seminários estaduais e consulta pública. O propósito era ensejar ao CPE-AFEF a condição de refletir a pluralidade de vozes, perspectivas e inclinações atinentes ao universo da educação pernambucana.
O resultado dessa diversidade de atores, participantes da elaboração do texto curricular em diversas etapas do processo de confecção dele, é um currículo que, incorporando e ampliando as contribuições da BNCC, representa a complexidade e a variedade inerente ao estado de Pernambuco. Tais aspectos se refletem em um documento com propostas e orientações pedagógicas de fundamentação teórica sólida e abrangente. O CPE-AFEF, sem perder a noção do todo que é uma Rede Pública Estadual de Educação, abre espaço para que se pense e se efetive uma educação voltada às especificidades regionais, bem como às peculiaridades de cada escola e das comunidades em que elas estão inseridas.
Além disso, o CPE-AFEF, pela sua essência, tem em mira que a promoção das aprendizagens dos estudantes precisa necessariamente considerar as particularidades dos sujeitos aprendentes e também a integralidades deles. Para isso, leva sempre em conta as suas dimensões intelectual, física, afetiva, social e cultural. Essa orientação curricular, pautada na consciência da singularidade dos discentes e no entendimento de que é imperativo compreendê-los em todos esses âmbitos, espelha o propósito da Rede Pública Estadual de Pernambuco de que seus espaços de ensino-aprendizagem sejam escolas das adolescências. Ou seja, que essas escolas reflitam, acolham e facilitem o desenvolvimento das competências e habilidades de seus estudantes nessa faixa etária, permitindo que eles venham a ser a melhor versão de si mesmos, consoante as características étnicas, sociais, espirituais, cognitivas, culturais, afetivas, de origem etc., que são próprias a eles.
Dessa forma, o Currículo de Pernambuco dos Anos Finais do Ensino Fundamental (CPE-AFEF) – originário de um processo amplo e democrático de elaboração, bem como aberto às particularidades dos variados grupos discentes a que está voltado – é um documento que contribui para o oferecimento de uma educação pública com qualidade social e equanimidade em padrões sempre crescentes de excelência. Sua efetivação em sala de aula e sua renovação por meio de práticas de ensino-aprendizagem voltadas à promoção das competências e habilidades de cada estudante repercutem na formação de indivíduos aptos a corresponderem às exigências crescentes do mercado de trabalho, ao pleno exercício da cidadania sob formas diversas e, sobretudo, a caminharem continuamente rumo ao seu desenvolvimento integral.
Fazemos votos de que esta nova edição do Currículo de Pernambuco dos Anos Finais do Ensino Fundamental (CPE-AFEF), agora organizada por componente curricular, seja uma ferramenta inspiradora e norteadora das práticas de sala de aula, fortalecendo assim a qualidade da Educação que nossa rede tem buscado construir.